Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4227
Comparte esta pagina
Título : | Educação e emancipação: a fundamentação do projeto empreendido por Jürgen Habermas a partir da ação comunicativa |
Autor : | De Lira Santana, José |
Palabras clave : | Educação; Ação Comunicativa; Racionalidade Comunicativa; Ação Educativa |
Fecha de publicación : | 1-ene-2012 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | De Lira Santana, José; Henrique Albert Brayner, Flávio. Educação e emancipação: a fundamentação do projeto empreendido por Jürgen Habermas a partir da ação comunicativa. 2012. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. |
Resumen : | Esta tese busca examinar e explicitar, no âmbito da educação, os pressupostos fulcrais da fundamentação do projeto empreendido por Jürgen Habermas a partir da Teoria da Ação comunicativa e as implicações desse empreendimento para a educação. Para tanto, este trabalho discute as categorias, conceitos e argumentos que alicerçam os fundamentos teórico-metodológicos do pensamento de Habermas, assim como sistematiza e avalia o potencial pedagógico da teoria da racionalidade comunicativa, enquanto reconstrução da Teoria Crítica. Desenvolve uma análise do diagnóstico que Habermas realiza sobre a sociedade contemporânea, especialmente sobre as patologias do capitalismo tardio. Descreve a reconstrução desenvolvida por Habermas do discurso filosófico da modernidade. Explicita a produtividade da abordagem habermasiana na efetivação de um processo pedagógico criativo, crítico, emancipatório e libertador. Analisa aspectos da ação educativa a partir dos princípios da Teoria da Ação Comunicativa. A nossa hipótese sobre a validade da teoria de Habermas está centrada na sua visão reconstrutiva da racionalidade e, em conseqüência, dos conhecimentos, nesse caráter, manifesta-se, no nosso entender, a produtividade da teoria habermasiana para a educação |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4227 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo9650_1.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons